09/06/2016

História do Grupo

Atalaia ajudando a formar cidadãos desde 1962…

Nosso 59º Grupo Escoteiro Atalaia foi fundado em 22 de julho de 1962 por membros da Congregação Mariana, na Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, localizada em frente à Estação de trem do Engenho de Dentro.

Entre os principais fundadores e membros da Congregação Mariana estavam o Monsenhor Cipriano Bastos, o primeiro Presidente do Atalaia e Antônio Martins da Rocha, primeiro Chefe de Grupo que se dedicou a esta função até 1985. Como forma de merecida homenagem, o nome do primeiro foi adotado pela nossa Tropa Sênior e do segundo pela nossa Tropa Escoteira 1.

Em 1986 nosso grupo se mudou para a Escola Municipal Rio Grande do Sul e em 1993 para o Hospital Pedro II, no Engenho de Dentro, onde permaneceu até 2010.

Em 2011, sob a presidência do Chefe IM Renato Galves, o Atalaia se mudou para Campo Grande e vem crescendo ano após ano tendo suas atividades realizadas semanalmente no Centro Esportivo Miécimo da Silva (CEMS), onde conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e da Direção do CEMS.